segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Brasil virando de cabeça para baixo e eu aqui!

Mesmo não sendo brasileiro, ou não está morando no Brasil, como eu que estou no Sri Lanka, você já deve ter visto alguma notícia sobre os protestos que estão acontecendo por lá, principalmente em São Paula e no Rio de Janeiro. As coisas começaram com mais um abusivo aumento de passagem. Para quem não sabe, de acordo com a lei brasileira, o empregador participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com a ajuda de custo equivalente à parcela que exceder a 6% (seis por cento) de seu salário básico, é claro que isso só vale para os custos com transporte público, ou seja 72% do nosso 13º salário a gente usa para ir trabalhar em ônibus/trens que nem sempre tem condições para isso. Só que não é só isso, o aumento dos salários não acompanham o da passagem, e é claro que isso não se aplica aos políticos brasileiro, que recebem auxilio para andar de carro de luxo com motorista!  Então a pergunta é: onde fica a nossa dignidade?
Se você acha mesmo que todo esse movimento é só por causa de alguns centavos no preço da passagem, PARE, PESQUISE E PENSE! Você acha justo que um país em desenvolvimento gaste bilhões em obras para a Copa e Olimpíadas que sediaremos nos próximos anos, e deixe de lado saúde, educação e segurança?
É claro que adoraria que todos os protestos fossem livres de violência e sem interferência no transito urbano, mas a dura verdade é que, esses não tem adiantado muito, as pessoas passagem do lado, falam “Que legal!” e 5 minutos depois já esqueceram! E quem disse que são sempre os manifestantes que começam com a violência? Nossos policiais recebem treinamento adequado para lidar com essas situações? Podemos ver claramente que não!
A verdade é que sempre tive orgulho da geração dos meus pais, que lutaram contra a ditadura, mesmo correndo riscos como acabarem em valas públicas em locais até hoje desconhecidos, e me perguntava porque a minha geração é tão apática diante de tantas injustiças. Então, chega, né?! A gente tem mais recurso, mais ferramentas, vamos movimentar o mundo!

#changebrazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário