quinta-feira, 30 de maio de 2013

O safári perfeito

Acredito que se você gosta de safáris, vai adorar todas as vezes que fizer um. Mesmo já tendo feito vários, as surpresas ainda estão presentes. Há duas semanas tive a oportunidade de ver tudo que pode nos aguardar no Yala National Park!
As coisas estão indo devagar naquele safári, muitos pássaros, alguns lagartos, entretanto nada de extraordinário considerando onde estávamos, só um grande crocodilo com a boca aberta descansando na beira do lado. Paramos para um lanche rápido e tenho que confessar que a decepção pairava no ar.
Tudo começou a mudar quando o guia apontou um jaguar, ficamos minutos apreciando seu andar aparentemente despreocupado e depois, seguimos esperando algo mais. Vimos um jipe parado, o que normalmente é sinal de algo de interessante, e era mais que isso, era um lindo leopardo! E dessa vez ele não estava simplesmente de passagem, mas sim deitado às nossas vistas, aproveitando a sombra das árvores, e ali ele ficou, rolou, bocejou, verificou o que acontecia ao redor, e tive certeza que é verdade que os leopardos desse parque gostam de pousar para câmeras (risos).
Para quem não sabe, o Sri Lanka tem mais de 6.000 elefantes espalhados por seu território, o que não significa que ficarei apática ao me deparar com mais um, pelo contrário, um sorriso espontâneo se abre ao avistá-los. E foi isso que aconteceu enquanto passeávamos de jipi pelas vias não asfaltadas do parque.
Já não havia mais nenhum sentimento que não fosse positivo no ar, quando vimos outro leopardo, dessa vez uma fêmea (pude reconhecer pelos seus olhos)! Senti-me privilegiada ao ver que ela não estava ali “de bobeira”, mas sim espreitando seu próximo jantar, e pudemos acompanhar seu eficiente acelerar atrás de sua caça, um mangusto.

Isso já tinha sido, provavelmente, meu melhor safári! E as surpresas não pararam por aí. Nosso guia recebeu um telefonema (olha a tecnologia sendo usada a favor do ecoturismo, rs) e tive a change de ver pela primeira não um, mas um casal de ursos preguiças! O macho não estava nem aí para a nossa presença, ele simplesmente desviou do jipi para se juntar à sua parceira do outro lado da estrada, então pude vê-lo de perto. Gente, eles não são muito grandes, mas se você prestar atenção suas garras, são realmente assustadoras! E assim uma das mais melhores experiencias das minha vida.

Um comentário: