domingo, 23 de agosto de 2015

Novas aventuras internacionais - parte 2

Primeira observação: quando minha amiga falou que estava quente na Espanha, não imaginei que era tipo Rio de Janeiro no verão quente! E eu de calça, MT sentia derretendo!
2. O aeroporto definitivamente não é perto de Madri, para você ter noção, ele é tão pequeno que tem duas estações de metro para diferentes terminais!
3. Alguns carros que teoricamente temos no Brasil, são beeem diferentes, tipo o pólo da Volkswagen, na Espanha ele parecia menor que um fox!
4. Adorei o bairro da minha amiga com várias casas de tijolinho, parecidas, mas não iguais. Gostei mais ainda quando descobri que eles tem uma piscina por rua. Que só os moradores que pagam por sua manutenção tem acesso e é bem limpo.
5. Os espanhóis levam a sério esse negócio de entrada e prato principal. Aí me ofereceram sopa e pensei "sopa no nesse calor? Deve ser algo cultural, melhor não contrariar", só que para minha surpresa estava fria! Sopa fria? Acho que a última vez que experimentei isso foi quando estava me recuperando da extração dos dentes sisos. Mas acho que foi melhor que sopa quente no calor e estava gostoso.
6. Eles tem seu próprio jeito de preparar peixe e frutos do mar. Ex. Peixe cozido no caldo de peixe, que é simplesmente uma água temperada e era bom, não dava para esperar uma moqueca, né? E sopa de frutos do mar. Segundo motivo de orgulho: estar aberta para experimentar novas comidas, e até provar uma bebida salgada, o que concluí que não é muito minha praia, parece que vc está bebendo molho.
7. Como a maioria de vocês já sabe, eu não falo espanhol, quando morava com essa minha amiga que me recebeu em Madri, até conseguia entender bastante, mas na hora de falar, parece que o sistema trava, e isso tem 2 anos. Para o meu azar, muitos espanhóis não falam inglês e parece que esses não fazem muita questão de te entender se vc não fala na língua deles. Minha melhor experiência foi com uma espanholinha de 6 anos, muito curiosa, fofa e inteligente, que tinha paciência de falar bem devagar e fazer questão que eu entendesse tudo que ela perguntava, as vezes ela apelava para "mãe, como é namorado em inglês?"
8. Infelizmente, a fama de que os europeus não gostam de tomar banho todo dia é verdade, inclusive no verão! Alguns também não devem gostar de desodorante, andar de metro era uma missão.
9. Adorei isso de ter máquinas com sanduíche natural em vários lugares, como estações de metrô, aeroportos e outros, vários sabores a sua escolha.
10. Ter fontes com água potável próximas aos pontos turísticos é umas das coisas mais aliviantes que se pode encontrar ao andar no sol de 40 graus e a garrafinha de 500 ml a 3 euros a venda em alguns estabelecimentos!

Em breve, mais sobre essa viagem... Incrível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário